Seleção EMC 2021 02 | Dell – Aprendizado Acessível

EDITAL 02/2021

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA GRATUITO ACESSÍVEL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL
– Programa “Formação de Jovens Cientistas de Dados”


INSCREVA-SE

A Universidade Estadual do Ceará – UECE, por meio da Pró-Reitoria de Extensão da UECE – PROEX, do Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da UECE – IEPRO, e do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell – LEAD, torna público o edital para o Programa “Formação Jovens Cientistas de Dados”. As inscrições estão abertas para todo o Brasil deverão ser realizadas exclusivamente pela internet.

O programa será executado a partir de investimentos da DELL COMPUTADORES DO BRASIL LTDA, portanto, será ofertado gratuitamente, sem ônus para a população brasileira e para os(as) candidatos(as) selecionados(as). Os cursos desta seleção são compatíveis com nível de ensino superior da área de Tecnologia da Informação.

01. DOS CURSOS DISPONÍVEIS

Os cursos serão realizados, completamente on-line por meio da plataforma Dell Accessible Learning, disponível através do portal LEAD (http://www.leadfortaleza.com.br/dal) ou pelo aplicativo nas versões Android e iOS, Aprendizado Acessível. A metodologia de ensino prevê horários de estudos flexíveis e acompanhamento por tutores a distância. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher apenas 1 (uma) opção de Curso.

Os alunos deverão ter meios próprios para acessar a plataforma on-line.

Para as pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a plataforma virtual dispõe de acompanhamento de intérpretes de Libras. Há também outros recursos de acessibilidade disponíveis na plataforma e nos conteúdos, como alertas sonoros, comando de voz, teclado virtual, redimensionamento de fonte, alto contraste, audiodescrição de imagens e vídeos em Libras.

É importante saber que nos conteúdos na área de desenvolvimento de software, são citados softwares de mercado, cuja acessibilidade é de inteira responsabilidade de seus terceiros. Isso quer dizer que o LEAD não garante acessibilidade desses programas. As ementas detalhadas dos cursos estão disponíveis no link do portal LEAD (http://leadfortaleza.com.br/dal/).

Os certificados para os(as) cursistas aprovados(as) serão emitidos no prazo
máximo de até 60 (sessenta) dias úteis
, após o encerramento do curso, e
disponibilizados na plataforma para download.

Introdução a Python

Introdução à Lógica de Programação em Python

Conheça os principais elementos de sintaxe e aprenda a programar utilizando a linguagem Python.


DETALHES DO CURSO:
  • 3 aulas
  • 36 horas
  • 100% à distância
  • Tutoria on-line
  • Nível Básico
  • Certificação pela UECE
  • Pré-requisitos: Este curso não possui pré-requisitos.
Introdução a Python

Python para Machine Learning

Aprofunde seus conhecimentos em bibliotecas Python, para manipulação de dados, arquivos e funções matemáticas, obtendo as competências necessárias para o desenvolvimento de aplicações de Machine Learning.


DETALHES DO CURSO:
  • 3 aulas
  • 15 horas
  • 100% à distância
  • Tutoria on-line
  • Nível Básico
  • Certificação pela UECE
  • Pré-requisitos: Este curso não possui pré-requisitos.
Visualização de Dados

Visualização de Dados

Aprenda na prática os principais métodos e tecnologias de visualização para os diversos tipos de dados.



DETALHES DO CURSO:
  • 7 aulas
  • 40 horas
  • 100% à distância
  • Tutoria on-line
  • Nível Básico
  • Certificação pela UECE
  • Pré-requisitos: Conhecimento básico da linguagem de programação Python e do ambiente Jupyter Notebook.
Introdução a Machine Learning

Introdução a Machine Learning

Desenvolva habilidades analíticas e estude os fundamentos e os algoritmos básicos de Machine Learning, como Regressão Linear, Clusterização, Árvores de Decisão e Introdução às Redes Neurais.

DETALHES DO CURSO:
  • 5 aulas
  • 36 horas
  • 100% à distância
  • Tutoria on-line
  • Nível Básico
  • Certificação pela UECE
  • Pré-requisitos: Conhecimento na linguagem Python.

02. DOS REQUISITOS BÁSICOS PARA ACESSO À PLATAFORMA

a. Via web

  • Computador: processador Intel I3 (3.40 GHz) ou equivalente com 4GB (gigabyte) de memória RAM ou superior. O computador deve possuir webcam, necessária para gravação de vídeos em Libras (principalmente para pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de Libras) e para a realização de conferências;
  • Internet: conexão banda larga de 10MB (megabytes) por segundo;
  • Navegador: recomendamos empregar Google Chrome para melhor uso de todas as funções da plataforma.

Obs.: Na realização das inscrições não será necessária a utilização de webcam.

b. Via aplicativo mobile

  • Possuir dispositivo móvel que possua o sistema operacional Android 4.4 (Kitkat, API 19) ou iOS 8.0, ou versões superiores;
  • Internet: conexão à internet por meio de rede móvel ou rede wi-fi para acessar a plataforma e ter acesso ao conteúdo;
  • Serão disponibilizados objetos de aprendizagens para tablet e smartphone, iPhone e iPad: vídeo aula, podcast, fórum, exercícios e avaliação.

03. DAS VAGAS OFERTADAS E DA PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Serão 350 (trezentas e cinquenta) vagas para pessoas com e sem deficiência residentes do Brasil, sendo 35% (trinta e cinco por cento) destas reservadas para mulheres. Em caso do não preenchimento das vagas, as excedentes ficarão disponíveis para ampla concorrência.

Caso o(a) candidato(a) fique de fora das 350 vagas, ainda poderá participar do programa, contudo será matriculado numa turma sem tutoria. Para isso, é necessário que o candidato confirme a sua participação no e-mail que será enviado pela Equipe Pedagógica. O material do curso e o conteúdo programático será o mesmo da turma com tutoria, incluindo o direito ao certificado.

O(a) candidato(a) realizará uma prova de conhecimentos específicos que indicam os pré-requisitos para a realização dos cursos deste edital. A prova será on-line, pela plataforma DAL, no horário previamente escolhido pelo(a) candidato(a) no ato da inscrição. O conteúdo programático está disponibilizado a seguir:

Conteúdo da Prova de Conhecimentos Específicos

DISCIPLINAQTD. DE
QUESTÕES
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Lógica
Matemática
5Conceitos básicos de lógica, proposições simples, verdades e mentiras, sequências numéricas e tabela verdade.
Lógica de
Programação
5Conceitos fundamentais sobre a construção de algoritmos e lógica de programação. Hardware. Sistemas computacionais. Conceitos de abstração. Algoritmos. Tipos de dados, expressões, entrada e saída. Estruturas de decisão. Estruturas de repetição. Modularização.

Essa etapa não é classificatória ou eliminatória, apenas servirá de análise para compreender o nível de conhecimento que o(a) candidato(a) possui para realizar os cursos.

Durante a inscrição, o(a) candidato(a) deverá informar seus dados no Questionário Socioeconômico, disponível na plataforma Dell Accessible Learning (DAL), com a finalidade de contribuir com o trabalho da equipe pedagógica em realizar reservas de vagas, ajustes e melhorias dos cursos, além de ser necessário no processo de certificação em caso de aprovação e demais rotinas ligadas ao relacionamento com o(a) cursista. Esses dados irão comprovar a veracidade das informações fornecidas pelo(a) candidato(a), que é de inteira responsabilidade do(a) mesmo(a).

O(a) candidato(a) que já tem cadastro na plataforma não precisa fazer o pré-cadastro novamente. Dentro da plataforma, o(a) candidato(a) clica na opção “Seleções Abertas”, atualiza seus dados e inscreve-se no curso ou trilha de seu interesse.

04. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DO PROCESSO DE MATRÍCULA

O resultado das inscrições será divulgado no portal LEAD (http://www.leadfortaleza.com.br/dal).

Os(as) candidatos(as) serão notificados(as) via e-mail cadastrado no momento da inscrição, contendo as instruções para a confirmação da sua matrícula.

Para os(as) candidatos(as) que desejarem recorrer do resultado da inscrição, poderão fazê-lo por meio de recurso próprio e enviar para o endereço eletrônico: suporte@dellead.com. O prazo para o envio está estipulado no cronograma (item 5 do edital).

05. DO CRONOGRAMA DO EDITAL

ATIVIDADESDATAS
1. Realização das inscrições e prova de conhecimentos específicos.04 a 25/10/2021
2. Divulgação da lista preliminar dos classificados e classificáveis. 26/10/2021, a partir das 17h
3. Envio de recurso sobre o resultado. Até as 23:59 do dia 27/10/2021
4. Divulgação da lista definitiva dos classificados e classificáveis. 01/11/2021
5. Início dos cursos on-line do EDITAL 01/2021 08/11/2021
6. Período do Programa Novembro a fevereiro

As datas previstas poderão ser alteradas pelo LEAD, segundo critérios de conveniência e oportunidade; o LEAD dará publicidade às novas datas por meio de Edital divulgado exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico (leadfortaleza.com.br/dal).

06. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Em caso de dúvidas ou se desejar mais informações, os candidatos deverão utilizar os seguintes contatos:

Lead – Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Dell
Avenida Santos Dumont, 2456, sala 1906, Aldeota, Fortaleza/CE
E-mail: 
suporte@dellead.com
Telefone e WhatsApp: (85) 99946.0145

Botão para voltar ao topo